Servidores da rede de saúde de Contagem estão participando de uma iniciativa nacional voltada ao fortalecimento do cuidado em saúde mental. O projeto “Nós na Rede”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz-Brasília, disponibiliza um curso de atualização com foco no acolhimento e cuidado às pessoas em sofrimento psíquico, em conflito com a lei e em uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Com duração de cinco meses e carga horária de 120 horas, o primeiro ciclo do projeto teve início em agosto, e Contagem foi um dos municípios contemplados. Ao todo, 60 profissionais dos centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de Convivência, da Atenção Primária à Saúde e da Rede de Urgência participam do curso.
“Este curso representa uma importante oportunidade de educação continuada para gestores e profissionais da linha de frente, reforçando a relevância do cuidado em rede e das diretrizes políticas voltadas à saúde mental, álcool e outras drogas”, explica a diretora de Saúde Mental Saúde Mental, Álcool e outras Drogas de Contagem, Patrícia Chompré.
A técnica de enfermagem, Joyce Karine Rodrigues, que está participando do curso, destacou que o nome do projeto chamou sua atenção e que a formação vai somar muito à prática profissional. “Esse aprendizado vai contribuir muito, pois juntos teremos oportunidade de trocar experiências, aprender coisas novas e construir algo que funcione e contribua para o bem do usuário”.
Para Jubert de Oliveira Goulart, referência técnica da diretoria Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, o curso é uma oportunidade de qualificação e alinhamento dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) quanto às Diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, incluindo a desinstitucionalização, a redução de danos e as políticas voltadas à Saúde Mental de Crianças e Adolescentes.
“Considerando que a proposta do curso envolve também momentos de reflexão e imersão em temáticas relevantes, acredito que ele promoverá um impacto significativo no trabalho dos profissionais da rede. Trata-se de uma formação vivencial, que dialoga diretamente com a realidade de cada território. Por isso, é uma experiência fundamental para o desenvolvimento de práticas mais implicadas, críticas e comprometidas com os princípios do cuidado em liberdade”, ressalta.
Com a adesão ao “Nós na Rede”, a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem reforça o compromisso da gestão em ampliar o cuidado integral em saúde mental, alinhado às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e às necessidades da população.
Contagem na mostra virtual “Nós na Rede”
Além do curso, o município também foi selecionado para a Mostra Virtual de Experiências do Nós na Rede com o projeto “Meu Rolê”, que ganhou visibilidade nacional ao representar Contagem entre diversas iniciativas brasileiras.
Confira o vídeo do projeto “Meu Rolê” abaixo!